O que é Consciência?

Joe Carter | April 2, 2015


A consciência está retornando ao meio cristão. Ao longo dos últimos anos, o termo consciência tem sido cada vez mais referenciado nos debates que ocorrem tanto em nossas igrejas (por exemplo, apelos à consciência sobre as questões morais) como no meio público (por exemplo, defendendo o direito de consciência). Ouvimos muito sobre a consciência, mas o que exatamente significa isso?

O conceito geral de consciência pode ser encontrado em quase todas as culturas humanas, mas tem um significado único e distinto para os cristãos. O termo grego para a consciência (suneidesis) ocorre mais de duas dezenas de vezes, e oferece um conceito importante, particularmente nas epístolas paulinas. Se examinarmos a maneira como as Escrituras falam sobre a consciência descobriremos cinco temas gerais:


1. A consciência é uma capacidade racional interna que dá testemunho de nosso sistema de valores.

Algumas décadas atrás, um personagem comum em comédias e desenhos animados era o anjo/demônio do ombro. O conflito interno de uma pessoa era personificado por um anjo, que representava a consciência, no ombro direito e um demônio, que representa a tentação, no ombro esquerdo. Este tipo de imagem folclórica deu às pessoas a falsa impressão de que a consciência era como uma…


To read the rest of this article, visit http://www.thegospelcoalition.org/article/o-que-e-consciencia.