10.000 Razões: Um Olhar Mais Profundo

Trevin Wax | December 21, 2016


A primeira vez que ouvi “10.000 Razões (Minha Alma Canta ao Senhor)” de Matt Redman no rádio, eu sabia que estava ouvindo uma música que logo seria cantada em igrejas por todos os Estados Unidos. (1) A melodia melancólica se adequa perfeitamente à paráfrase do Salmo 103 de Redman, e o refrão ficou tocando na minha cabeça o resto do dia.

De acordo com a lista bianual da CCLI de 25 canções relatadas pelas igrejas de todo o país, 10.000 Razões agora é o cântico de adoração contemporâneo cantado com mais frequência nos EUA.

Uma vez que a música de Redman é tão popular, pensei que poderia ser útil olhar mais profundamente os principais temas da canção, comparando-os com os temas do salmo no qual ela se baseia. Eu recorri a um escritor de hinos e estudante da Universidade de Belmont, Bryan Loomis, para analisar a mensagem da canção, e recentemente nós dois tivemos uma conversa durante o almoço sobre os pontos fortes e fracos dela.(1)

O Refrão

A música começa com o refrão, uma paráfrase do início do Salmo 103 (2):

Bendizei, ó minha alma, ao Senhor. 
Ó minha alma
Adore ao Seu santo Nome
Cante como nunca fizeste…


To read the rest of this article, visit http://www.thegospelcoalition.org/pt/article/10.000-razoes-um-olhar-mais-profundo.