AS 4 ETAPAS DA ESCRITA E OS 3 ERROS QUE COMETEMOS

Trevin Wax | September 11, 2016


Recentemente me deparei com o HBR Guide to Better Business Writing, um livro que tem um capítulo sobre as quatro etapas do processo de escrita. Refletindo sobre minha experiência escrevendo blogs e livros de não-ficção, reconheci estas etapas, mesmo que nunca as tivesse conscientemente nomeado desta forma.

1. O LOUCO

Esta é a fase do brainstorming. Reúne-se o material relacionado ao assunto que se irá abordar, gerando o máximo possível de boas ideias. Não pense nisso como um rascunho, mas mais como uma coleção de pensamentos. Faça sua pesquisa e escreva o que você pensar.

2. O ARQUITETO

Esta é a fase do esboço. Pegue o material que criou e reuniu na fase de “louco”, e organize-o. Se tiver problemas para montar um esboço pode ser que esteja trabalhando com conteúdo demais, ou de menos, da primeira etapa. Descarte o que não precisar. Volte para a etapa de louco se não tiver o suficiente. Nāo importa o que fizer, tente manter o seu esboço simples e preciso.

3. O CARPINTEIRO

Esta é a fase de escrita. Pegue seu esboço, defina um limite de tempo (se isso ajudar a mantê-lo na tarefa), desligue sua conexão de internet e as notificações de…


To read the rest of this article, visit http://www.thegospelcoalition.org/pt/article/as-4-etapas-da-escrita-e-os-3-erros-que-cometemos.