O Que Não Perguntar a Quem Está Sofrendo

Nancy Guthrie | March 9, 2016


As pessoas me questionam o tempo todo sobre o que dizer e fazer por alguém que está de luto pela morte de um ente querido. Alegro-me por perguntarem. Fico feliz por desejarem saber o que é realmente útil e significativo, e o que é completamente inútil e até mesmo danoso. Gostaria de poder dizer a eles que sempre sei o que dizer, mas, às vezes, as palavras certas me fogem. Também queria poder afirmar que nunca digo nada errado, mas o faço. Na verdade, uns dias atrás, cometi um erro que sempre aconselho os outros a não fazer.


Tāo logo falei, arrependi-me de tê-lo feito. Deveria ter pensado duas vezes, mas simplesmente saiu. Talvez seja isso também o que sai quando você se dirige a pessoas enlutadas. Aqui está o que eu disse, ou melhor, o que eu perguntei:


Como você está?


Não parece de todo mau, parece? É uma pergunta que revela nossa preocupação. Ela informa à pessoa que não nos esquecemos de sua perda. Na verdade, é um convite para que a pessoa enlutada fale de sua perda, mas muitos nessa situação diriam que simplesmente detestam a pergunta. Sentem-se pressionados a relatar seu desempenho na tarefa que lhes…


To read the rest of this article, visit http://www.thegospelcoalition.org/pt/article/o-que-naeo-perguntar-a-quem-esta-sofrendo.