O Que Significa, Que o Bispo Deve Ser “Irrepreensível” e Ter “Bom Testemunho dos Que Estāo de Fora”?

Kevin DeYoung | November 8, 2016


De acordo com 1Timóteo 3:2, o bispo (que considero ser o mesmo que anciāo, presbítero ou pastor) deve ser “irrepreensível” (cf. Tito 1:6-7). Na sequência, o versículo 7 diz que ele deve ter “bom testemunho dos que estāo de fora”. O que significam estes dois requisitos?

Não É Isto

Vamos começar com o que essas exigências não podem significar. Paulo, certamente, não está dizendo que o homem que irá servir como bispo ou pastor não pode ter inimigos nem sofrer qualquer acusação, pois, em outro ponto de sua correspondência a Timóteo, Paulo dá a entender que ele mesmo tinha muitos que se opunham a ele, que o abandonaram e que se envergonhavam dele (2Tm 1:8,15,16; 4:10,14-16). Além disso, sabemos pelas outras cartas de Paulo que ele foi acusado de ser desde inconstante e insensato até excessivamente fraco ou excessivamente severo (2Co 1:12-23; 1:.1-10). Da mesma forma, em Atos, Paulo foi, muitas vezes, difamado como sendo um agitador, um violador da Torá e um inimigo da lei de Moisés (por exemplo, At 21:27-36). É certo que Paulo não era irrepreensível aos olhos de seus adversários, nem possuía bom testemunho com todos os de fora.

Vemos esta mesma dinâmica de forma ainda…


To read the rest of this article, visit http://www.thegospelcoalition.org/pt/article/o-que-significa-que-o-bispo-deve-ser-irrepreensivel-e-ter-bom-testemunho-dos-que-estaao-de-fora.