O Que José Nos Pode Ensinar Sobre Masculinidade Bíblica

Dustin Neeley | April 2, 2015


Como muitos outros pastores, comecei recentemente a nossa anual “viagem em direção a Belém” com uma pregação a partir de Mateus 1:18-25. No decorrer dos meus estudos, comecei a notar alguns emocionantes — e algo inesperados — marcos na vida de José, todos relacionados com o tema da masculinidade bíblica.

Como o título de qualquer uma das nossas Bíblias nos dirá, esta história é claramente sobre o nascimento de Cristo e não sobre masculinidade bíblica. No entanto, apesar do nascimento de Jesus ser o “ponto principal” não significa que seja o único ponto. Eu não acredito que devemos nos coibir de mostrar os outros pontos, desde que sejamos fiéis na exposição do ponto principal.

Neste artigo quero compartilhar cinco lições que podemos aprender com a vida de José sobre o que significa ser um homem piedoso.

1. Homens de Deus preocupam-se com a Palavra de Deus.

Mateus diz-nos que José era um “homem justo” (v. 19). Embora possamos ler esta frase simplesmente como “José era um sujeito bom”, a palavra aqui para “justo” descreve a postura e orientação de José para com a lei. Como devoto Judeu do primeiro século, ele importava-se profundamente com o que Deus tinha a dizer…


To read the rest of this article, visit http://thegospelcoalition.org/article/o-que-jose-nos-pode-ensinar-sobre-masculinidade-biblica.