Como Evitar o Culto à Personalidade

Zach Nielsen | March 11, 2015


Pois a vosso respeito, meus irmãos, fui informado, pelos da casa de Cloe, de que há contendas entre vós. Refiro-me ao fato de cada um de vós dizer: Eu sou de Paulo, e eu, de Apolo, e eu, de Cefas, e eu, de Cristo. Acaso, Cristo está dividido? Foi Paulo crucificado em favor de vós ou fostes, porventura, batizados em nome de Paulo? (1 Coríntios 1.11-13)

Só porque você é um líder forte e eficaz, não significa que você construiu um culto de personalidade. Assim deveria ser para todos nós. Mas o dicionário de Oxford nos ajuda a entender o que estamos tentando evitar. Ele define um culto da personalidade como uma “admiração mal colocada ou excessiva por uma pessoa ou coisa em particular.”

Não há nada de errado com o seu povo admirá-lo como seu pastor. O problema começa quando a admiração saudável se transforma em obediência irrefletida, afastamento temeroso, ou um complexo messiânico.
Só a nossa admiração por Jesus jamais poderia ser extraviada ou excessiva. Então, talvez a melhor maneira de evitar um culto à personalidade em seu ministério será buscar ativamente a criação de um culto à personalidade de outra pessoa, a saber, Jesus.

Considere estas outras…


To read the rest of this article, visit http://www.thegospelcoalition.org/article/como-evitar-o-culto-a-personalidade.