3 Maneiras de Responder Ao Ser Caluniado

Gavin Ortlund | July 15, 2017


A calúnia é um pecado grave. Semelhantemente à sua prima, a fofoca, a calúnia é incrivelmente destrutiva. Ela arma emboscadas para derramar sangue (Pv 12.6), arruina o próximo (Pv 11.9) e separa amigos íntimos (Pv 16.28). Mas enquanto tanto a fofoca quanto a calúnia envolvem um discurso destrutivo, a calúnia acrescenta o elemento adicional da desonestidade.

A fofoca espalha o fogo, mas a calúnia o desencadeia.

É extremamente doloroso ser caluniado, e pastores e líderes ministeriais são alvos particularmente fáceis. Precisamente porque é um pecado tão grave, devemos ser especialmente cuidadosos para proteger nossos corações quando acontece conosco. Uma das maneiras mais fáceis de sermos levados a pecar é quando alguém comete um pecado contra nós.

Aqui estão três dicas para responder com sabedoria e graça ao ser caluniado. 

1. Deixe sua reputação nas māos do Senhor.

Às vezes, é certo defender nossa reputação perante aqueles que nos caluniaram, especialmente se estamos numa posiçāo de liderança e a calúnia prejudica o ministério. Mas na minha experiência, muitas vezes é melhor ficar em silêncio, confiar no Senhor e deixar que a verdade seja seu maior defensor a longo prazo. Como disse meu pai: “Quando (e não se) sua reputação sofrer uma…


To read the rest of this article, visit http://www.thegospelcoalition.org/pt/article/3-maneiras-de-responder-ao-ser-caluniado.