A Reforma Resgatou o Evangelho

RC Sproul | April 20, 2017


23 de janeiro de 2017

Na parte antiga de Genebra, na Suíça, há um lindo parque adjacente à Universidade de Genebra, perto da igreja onde João Calvino pregava e ensinava diariamente. O parque contém um memorial permanente à Reforma Protestante do século XVI. O atributo central deste memorial é uma parede magnífica, decorada com estátuas de Calvino, John Knox, Ulrico Zwinglio, Theodoro de Beza, e outros. Esculpidas na pedra em Latim, estão as palavras “Post tenebras lux (“Após as trevas, luz”).

Estas palavras captam a força motriz da Reforma. A escuridão à qual se referem é o eclipse do evangelho na última parte da Idade Média. Um escurecimento gradual atingiu o seu ponto mais baixo, e a luz da doutrina sobre a justificação somente pela fé, foi quase que totalmente extinta.

Combustível Para o Fogo

A tempestade da Reforma foi impulsionada pela questão mais volátil já debatida na história da igreja. A igreja havia enfrentado crises graves no passado, especialmente nos séculos IV e V, quando a natureza de Cristo estava em debate. A heresia ariana do século IV culminou no Concílio de Nicéia e no Credo de Nicéia. O quinto século testemunhou a luta da Igreja contra o monofisismo…


To read the rest of this article, visit http://www.thegospelcoalition.org/pt/article/a-reforma-resgatou-o-evangelho.