Aprendendo a Arte da Aplicação do Sermão

Jeramie Rinne | February 28, 2016


Depois de 15 anos de pregação, a aplicação ainda é uma das partes mais difíceis do sermão escrito. Por quê?

Desde o início eu me esforçava, pois o seminário me havia equipado bem para a exegese e a interpretação, mas não tão bem para a aplicação bíblica. É por isso que temos o estereótipo do pastor recém-ordenado cujos sermões soam mais como um comentário bíblico e menos como uma palavra de Deus. E por falar em comentários, eles parecem fornecer pouca ajuda na aplicação do texto. Eles tendem a nos servir melhor no que tange a questões interpretativas.

 

Talvez, a aplicação sempre irá nos iludir um pouco, pois há algo vivo e dinâmico envolvido. A aplicação trata de como a mensagem atemporal de Deus fala agora, e o agora está sempre mudando. Ou talvez a dificuldade resida no fato de que a exegese seja a parte mais científica do sermão escrito, e a aplicação a mais artística. E como uma arte, sempre será um pouco nebulosa.

Seja qual for a razão, lutamos para fazer uma boa aplicação, e como resultado, uma das queixas mais comuns que as pessoas têm sobre a igreja é que elas não entendem de que…


To read the rest of this article, visit http://www.thegospelcoalition.org/pt/article/aprendendo-a-arte-da-aplicacaeo-do-sermaeo.