C.S. Lewis era Evolucionista?

Samuel James | August 29, 2016


C.S. Lewis era evolucionista? Já ouvi esta acusação feita contra ele mais de uma vez, às vezes por seus admiradores, mas mais frequentemente por aqueles que preferem que leiamos e façamos citações de outra pessoa.

A melhor maneira de responder a esta pergunta é não apenas olhar para comentários isolados, mas para a trajetória intelectual de Lewis como um todo. Isto é o que fez Douglas Wilson, quando recentemente abordou a questão das crenças de Lewis.

Eis a citação relevante de Wilson:

Lembre-se de que Lewis se converteu já adulto… por etapas, vindo de um ateísmo veemente. Quanto mais tempo vivendo como um cristão, mais possível nos é traçar sua distância da evolução. Em 1942, ele publicou Perelandra, considerado por ele mitológico, mas sua abordagem mitológica incluía um “Adão e Eva perelandrês” muito histórico. E um outro bom lugar para dar uma olhada é seu ensaio “Funeral of a Great Myth” [em inglês livre, “Funeral de um Grande Mito”, sem edição em português], que pode ser encontrado em Christian Reflections [Reflexões Cristãs, sem edição em português]. Lá Lewis diz que a evolução é atraente a todas as partes de seu ser, exceto sua razão.

Indo especificamente ao ponto: Por um…


To read the rest of this article, visit http://www.thegospelcoalition.org/pt/article/c.s.-lewis-era-evolucionista.