Deus é Pluralista?

Derek Rishmawy | April 2, 2015


Durante uma aula de redação como calouro na Universidade da Califórnia, ouvi pela primeira vez um professor dizer: “Bem, vocês sabem, a maioria das diferenças entre religiões não importam. O ponto principal é que Deus quer que realmente amemos uns aos outros, certo?”. Esta é uma alegação que tem se tornado cada vez mais familiar para mim desde então.

Mas isto é verdade? Deus é indiferente à religião? Será que ele se importa a respeito de como ele é adorado? Em outras palavras, Deus é pluralista?

Apesar de isto vir em várias formas, o tipo de pluralismo do qual eu estou falando é uma espécie de relativismo sobre religião, alegando que todas as religiões são igualmente salvíficas ou que formas exteriores não importam já que todas as religiões compartilham um núcleo comum ou que o divino é muito grande e desconhecido para ser definido por um conjunto exclusivo de doutrinas. A menos que você adira a uma confissão religiosa conservadora — Cristianismo, Judaísmo, Islamismo, e assim por diante — algum tipo de pluralismo religioso é a mentalidade padrão entre a vasta cultura moderna “espiritual, mas não religiosa” em que vivemos. Mas por quê?


Por um lado, isto parece reforçar o…


To read the rest of this article, visit http://www.thegospelcoalition.org/pt/article/deus-e-pluralista.