Qual Foi o Propósito de Deus com a Cruz?

RC Sproul | June 22, 2016


A doutrina da expiação limitada (também conhecida como “redenção particular”) diz que a expiação de Cristo limitou-se (em seu âmbito e objetivo) aos eleitos. Jesus não expiou os pecados de todas as pessoas do mundo. Em minha denominação, examinamos os rapazes que entrarão no ministério, e invariavelmente alguém pergunta ao seminarista: “Você crê na expiação limitada?”. O moço vai responder: “Sim, creio que a expiação de Cristo é suficiente para todos e eficaz para alguns”; ou seja, o valor da morte de Cristo na cruz foi grande o suficiente para cobrir todos os pecados de cada pessoa que já existiu, mas é aplicável apenas àqueles que depositam sua fé em Cristo. No entanto, essa afirmação não chega ao verdadeiro centro da controvérsia, que tem a ver com o propósito de Deus com a cruz.

Há basicamente duas maneiras de entender o plano eterno de Deus. Uma é que, desde a eternidade, Deus tem o desejo de salvar o maior número possível de pessoas dentre a humanidade decadente. Então, ele concebe um plano de redenção, segundo o qual envia seu Filho ao mundo para carregar o pecados das pessoas decaídas. Jesus vai para a cruz e morre por todos os que…


To read the rest of this article, visit http://www.thegospelcoalition.org/pt/article/qual-foi-o-proposito-de-deus-com-a-cruz.