Sete Hábitos que Distinguem Pastores Altamente Eficazes

Thom Rainer | March 8, 2016


Determinar a eficiência de um pastor é um exercício altamente subjetivo. Embora alguns parâmetros possam ser úteis, eles não revelam toda a realidade. Nesse contexto, eu revi os 40 anos em que servi igrejas em várias funções e listei vários pastores muito eficazes que eu conhecia bem. Minha lista foi longa: quase 30 pastores no total.


Como eu conhecia cada um desses pastores tão bem, comecei a anotar características que os distinguiam da maioria dos outros pastores. Eu queria saber o que os motivava; eu queria saber como e porquê eles eram tão eficazes.


Há muitas características que a maioria dos pastores têm: são homens de oração; comprometidos com a Palavra; dedicados às suas famílias; de grande caráter; entre outras. Entretanto, meu interesse neste exercício, era encontrar as características que os distinguem da maioria dos outros. Quando eu completei essa tarefa, encontrei sete características diferenciais ou hábitos.


1 Eles têm um entusiasmo genuíno. Não estou me referindo aos que são barulhentos como líderes de torcida. Esses pastores podem ser reservados, mas a sua paixão e entusiasmo pelas suas igrejas, suas famílias e seus ministérios são evidentes em tudo que eles dizem e fazem. Não é um entusiasmo forçado; é real…


To read the rest of this article, visit http://www.thegospelcoalition.org/pt/article/sete-habitos-que-distinguem-pastores-altamente-eficazes.