Um Manifesto Complementarista Contra o Abuso Doméstico

Jason Meyer | April 26, 2016


Acordo: Essência e Valor Iguais

Irei direto ao ponto e farei meu apelo a ambos igualitários e complementaristas.

Igualitários, não combinem hiper-chefia e complementarianismo. Complementaristas, não deem aos igualitários uma razão para combiná-los.

Igualitários e complementaristas ambos concordam que a Bíblia vê homens e mulheres como espiritualmente iguais aos olhos de Deus. Não há qualquer diferença de gênero em termos de dignidade ou valor. 

As duas visões são unificadas em termos de igualdade a respeito da essência do gênero e valor ontológico.

Desacordo: Papéis Iguais ou Distintos? 

O debate entre igualitários e complementaristas se reduz a dois entendimentos diferentes dos papéis de gênero, não valor de gênero. Igualitários acreditam que a igualidade se extende aos papéis de gênero, enquanto complementaristas acreditam em papéis distintos, porém, que se complementam.

A diferença definitiva normalmente se reduz ao conceito de autoridade. Igualitários crêem que as Escrituras “chamam mulheres e homens para compartilharem autoridade igualmente em serviço e liderança em casa, na igreja e no mundo” (declaração da missão da Christians for Biblical Equality). Igualitários crêem em submissão mútua porque crêem que homens e mulheres deveriam compartilhar a atuoridade igualmente. Complementaristas crêem que homens são chamados para usar sua autoridade dada por Deus, para…


To read the rest of this article, visit http://www.thegospelcoalition.org/pt/article/um-manifesto-complementarista-contra-o-abuso-domestico.